Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A origem da filosofia 5S

A origem da filosofia 5S está nos templos budistas e xintoísta, nos quais um discípulo de mestre-monge passava por algumas etapas antes de se tornar monge.
Primeiro o discípulo timha de descartar todos os sentimentos, pensamentos e bens-materiaisque não tinham nenhuma utilidade. Dessa forma seus objetos pessoais e pensamentos impuros eram deixados do lado de fora do templo.Ter algo inútil era considerado uma ofensa a natureza/Deus.
Na segunda etapa o discípulo ara convidado a prticar a disciplina de horários e a identificação de locais e utensílios para que todos pudessem compartilhar os mensmos hábitos que facilitam a vida em grupo, respeitando-se mutualmente.
A terceira etapa é a limpeza física e espiritual. é preciso manter todos os espaços limpos, seus cabelos eram raspados para simbolizar a passagem.
Na quarta etapa  os pensamentos e hábitos do discípulo  passavam por uma limpeza geral  por meio da prática e reflexão, ele era estimulado a manter pensamentos e atitudess positivas que garantissem sua sáude física e mental.
Na quinta é última etapa o discípulo se tornava monge  e era convidado a manter tudo que havia aprendido , uns apoiavam os outros para garantir a disciplina e a persistência para melhorar a qualidade de vida.
Assim deve funcionar o S dentro de uma empresa.